Portugal é o 3.º melhor país do mundo para investir em imóveis de luxo

O mercado imobiliário português é um valor seguro e rentável em termos de investimento. É o que diz um ranking internacional que coloca Portugal como o terceiro melhor país do mundo para investir em imóveis no segmento de luxo.

Neste ranking internacional sobre o investimento na habitação, recentemente divulgado, o nosso país sobe dois lugares na tabela mundial, atirando a Itália para fora do pódio, e ficando atrás apenas de Áustria e Bélgica.

A classificação do "2015 Global Residence and Citizenship Programs" (GRCP) analisou factores como as Leis da Imigração dos países, os regimes de impostos e a qualidade de vida, concluindo que Portugal é um dos melhores destinos do mundo para investir em imobiliário.

Medidas como o programa dos Vistos Gold, a chamada Autorização de Residência para Actividade de Investimento (ARI) e o regime do Residente não Habitual são apontadas como favoráveis para que os estrangeiros se fixem no nosso país e invistam na compra de imobiliário.

Há listas de espera por casas de luxo

Já em Julho passado, Portugal tinha sido considerado pelo site de imobiliário internacional The Move Channel como o sexto país do mundo mais atractivo para investir em imóveis.

Na semana passada, foi notícia que em algumas zonas prime de Lisboa e nas costas de Cascais e Estoril, já há listas de espera para a compra de imóveis de luxo com determinadas características.

Perante tanta procura, o preço do metro quadrado tem vindo a aumentar e os valores de venda já recuperaram, gradualmente, para os níveis anteriores à crise e prosseguem o caminho da crescente valorização.

A "habitação premium" surge assim, como um investimento com retorno certo e rápido.

Em cidades onde já não há muito espaço para novas construções, nomeadamente na orla costeira, a reabilitação urbana surge como uma boa alternativa para fazer face à crescente procura de estrangeiros interessados em investirem em Portugal.

Nos últimos tempos, tem-se verificado um aumento no número de brasileiros interessados em adquirirem imóveis por este lado do Atlântico, mas também há chineses, sul-africanos e cada vez mais franceses apostados em fazerem este tipo de investimento.

A revista Forbes destacava recentemente, o facto de muitos britânicos estarem interessados em comprar imóveis em Portugal, por causa do Brexit.

E a procura não se limita à zona de Lisboa, mas também é relevante no Algarve e no litoral alentejano.

Com praias, bom vinho e boa comida, gentes simpáticas e afáveis, um custo de vida atractivo, em comparação com outras realidades económicas, e acima de tudo, segurança, quando o terrorismo preocupa tantos países, Portugal é definitivamente um "peso-pesado" onde vale a pena investir nos sectores do turismo e do imobiliário.