Desporto

Os projectos para o âmbito desportivo podem ser mais ou menos complexos, conforme as características do equipamento.

Este tipo de obra exige uma escolha bastante criteriosa dos materiais a utilizar, nomeadamente em termos de durabilidade e quanto à capacidade térmica, pois são pormenores que valorizam muito o investimento, especialmente tendo em conta o longo prazo e a gestão e manutenção futuras do espaço.

Perante o desafio de criar um equipamento desportivo, os profissionais de arquitectura e de engenharia têm vários desafios para enfrentar, especialmente o de conciliar as exigências inerentes às modalidades em causa, com o conforto desejado pelos espectadores.

Ainda relevantes são os efeitos estéticos da infra-estrutura desportiva na paisagem envolvente. Estamos geralmente, perante estruturas de grandes dimensões que poderão ter um impacto enorme na vida das pessoas, pelo que a escolha dos materiais e/ou das cores a usar são determinantes para garantir que se encaixem bem na área em redor.

Detalhes como a qualidade do ar no interior do edifício e a eficiência energética são pontos fundamentais a ter em conta na elaboração do projecto desportivo, caso contrário, a conta da luz ou da saúde podem ser exorbitantes.

A remodelação ou reabilitação de equipamentos desportivos já existentes pode ser um desafio ainda maior do que a construção de raiz, perante a necessidade de solucionar problemas e/ou de encontrar alternativas para más escolhas efectuadas no projecto inicial.