Ensino

Planificar estruturas de Ensino é uma tarefa que exige particular cuidado porque, afinal, está em causa o futuro da nossa sociedade.

Neste tipo de projectos, é fundamental executar um estudo prévio para o planeamento dos espaços e/ou valências necessárias e pode, nomeadamente ser necessário contactar a Direcção Regional de Educação competente, para ficar a par daquilo que é mais importante.

Essencial é ter em conta as questões de segurança, nomeadamente quando estão em causa escolas para crianças mais pequenas ou creches e infantários. A idade dos frequentadores do futuro equipamento de ensino é de resto, um detalhe fundamental e que vai definir em muito a planificação e o projecto final.

A par do conhecimento do tipo de estudantes que vão frequentar o espaço, é também preciso conhecer a zona envolvente, nomeadamente em termos socio-económicos, no sentido de criar um equipamento que possa ser uma mais-valia e um verdadeiro estímulo para a comunidade.

Um dos principais desafios de um projecto de ensino é conseguir tornar o espaço de aprendizagem numa área acolhedora e divertida e simultaneamente, funcional e fácil de gerir para educadores e auxiliares. Apostar em soluções duradouros é quase obrigatório, já que as crianças podem ser verdadeiros "terroristas destruidores", e importa ter equipamentos de baixa manutenção e eficientes.

O arquitecto também tem que pensar em duas realidades que, nem sempre estão em consonância no universo escolar - o professor e o aluno -, garantindo que o espaço escolar acolhe um e outro da mesma forma, de braços abertos e em segurança.